terça-feira, 26 de março de 2013

Confira o resultado da enquete “Como você estuda?”




Durante uma semana, acadêmicos de vários cursos responderam a enquete publicada aqui no blog sobre método de estudo. 

Além do resultado da pesquisa, o blog traz a opinião da professora Cláudia Acosta Alves, coordenadora do curso de Pedagogia do Unilasalle, sobre este tema. Veja o resultado:

 
 

Acompanhe a entrevista feita pelo Blog do NAE a professora Claudia Acosta.
 
Blog do NAE: Na visão da pedagogia, como um aluno aprende?
Claudia Acosta: A aprendizagem acontece quando ocorrem mudanças nas habilidades, conhecimentos ou valores do aprendiz. Ou seja, na medida em que a aprendizagem evolui se torna possível, para o sujeito resolver novos problemas.
A aprendizagem resulta da interação do aprendiz com o estudo, a experiência, a relação com as pessoas, etc. Os sujeitos buscam, constantemente, integrar os novos conhecimentos através de uma reorganização das informações e experiências.
Os desafios originados a partir das incompreensões e dúvidas que decorrem desta interação motivam o sujeito a buscar novas respostas e novas formas de integração do conhecimento.

BN: Como os diferentes métodos de estudo (como música, imagens...) podem influenciar na hora da prova?
CA: Um dos principais instrumentos utilizados para a apropriação de aprendizagens é a linguagem. Na medida em que o sujeito utiliza múltiplas linguagens como ferramenta para aprender (tais como as plásticas, gestuais, musicais, de imagem, do cinema, do teatro, da literatura, etc.) ele está ampliando suas possibilidades de desenvolver sua inteligência.
O sujeito que possui mais saberes (teóricos, ou práticos), mais informações (visuais, auditivas, etc.) terá mais elementos para por em jogo no processo de aquisição da aprendizagem (na interação). Nesta perspectiva, as diferentes linguagens desempenharão um papel fundamental diante das avaliações acadêmicas, na medida em que contribuam para ampliar o repertório cultural do aprendiz e diversificar os procedimentos mentais de resolução de problemas propostos nas provas.

BN: Em sua opinião, decorar ajuda ou atrapalha?
CA: A memória é, sem dúvida, um elemento importante a ser utilizado na apropriação das aprendizagens. É a partir do que consegue lembrar que o aprendiz encontra os elementos iniciais para estabelecer as relações (comparações, deduções, etc.) necessárias à efetivação da aprendizagem. Mas é importante ter presente que memória não é sinônimo de aprendizagem. Pouco adianta ter a informação presente (memorizada) se não se sabe como utilizá-la em relação aos problemas pertinentes a ela.