quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Voluntários do Unilasalle em Moçambique


O NAE Repórter, em sua primeira entrevista traz o trabalho de acadêmicos e professores na missão de voluntariado em Moçambique. No último dia 06/02 chegou ao Brasil o grupo formado por oito voluntários de IES Lassalistas que passaram 21 dias na Comunidade de Beira, em Moçambique.
O projeto Voluntariado Lassalista Brasil – Moçambique é uma proposta da Província La Salle Brasil-Chile e de responsabilidade dos setores da  Educação Superior da Rede La Salle e da Pastoral Universitária (http://voluntariadounilasalle.unilasalle.edu.br/).
Alicerçados no tripé lassalista de Fé, Fraternidade e Serviço, o projeto visa sensibilizar acadêmicos e colaboradores das IES Lassalistas do Brasil, oportunizando uma rica vivência humana e cristã da missão educativa lassalista em Moçambique.
A seguir, trechos das entrevistas com três acadêmicas do Unilasalle e com a Diretora de Graduação, professora Lúcia Rosa.

Como surgiu a idéia de ser voluntária em Moçambique?
Já participei de outras ações de voluntariado e, quando soube da missão lassalista em Moçambique, fiquei interessada em participar. A leitura dos livros do Mia Couto me intrigou muito quanto à vida na cidade africana, e gostaria de contribuir de alguma maneira com quem tanto necessita. Vivemos em um país cheio de oportunidades, é difícil imaginar como alguém pode viver sem água e luz elétrica. Amenizar essas dificuldades com dedicação e propostas de atividades pedagógicas, foi um desafio que me impulsionou ir para lá. Tive contato com vários professores, analisei livros didáticos e pude dialogar com muitos deles em palestras e informalmente. Essa foi uma grande oportunidade de conhecer a docência em outro país de língua portuguesa. (Professora Lúcia Rosa) 

Que sentimento fica desta experiência?
Sinto que ainda há muito a ser feito, mas embora nossa passagem por lá tenha sido curta, foi muito válida. Fomos muito bem acolhidos pelos irmãos e pela comunidade moçambicana, fazendo desta experiência algo realmente fraternal e inesquecível. Voltamos ao Brasil com o coração apertado, pois todos os momentos foram especiais e carregados de aprendizado. Posso dizer seguramente que tudo valeu a pena e que nossas vidas mudaram para sempre. Carina Malonn (acadêmica de História)

Convivendo por 21 dias com a comunidade de Beira, em Moçambique, aprendi a respeitar e a entender culturas diferentes. Um povo que em meio a tantas dificuldades é acolhedor e sorridente. Mas vi também o quanto o voluntariado do Unilasalle é importante para eles, sempre esperando um carinho e atenção. Crianças a espera de um estímulo, prontos e dispostos para aprender algo novo. Janete Schneider (acadêmica de enfermagem)

 Conte uma história marcante do contato com a comunidade.
O que mais me marcou nessa estada em Moçambique não foi bem uma história e sim uma visita ao Instituto de Deficientes Visuais da Beira (IDV), lá fiz uma pequena apresentação junto com uma colega, sobre aprendizagem e acessibilidade e podemos trocar conhecimento com os professores, ver as necessidades que eles possuíam e saber um pouco sobre as experiências de cada um. Conhecemos também a rotina dos alunos, eles nos deram uma pequena aula de braile e nos proporcionou uma nova experiência. Também fizemos um passeio pela comunidade. Fomos guiados por dois alunos, que nos mostraram o mercado Goto e a comunidade por volta do IDV. Foi um dos dias mais gratificantes que tive. Carolina Schwaab Marçal (Acadêmica de Ciências da Computação)

Muitos momentos foram marcantes e inesquecíveis - agora me vem à mente o sorriso de uma menina de 11 anos quando conseguiu montar um quebra-cabeça, após muitas tentativas, percebi que a falta de estímulo inviabiliza a realização de atividades pedagógicas. Aquele sorriso tão sincero e tão espontâneo me revelou a validade de estarmos ali. (Professora Lúcia Rosa) 



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A vida acadêmica e o mercado de trabalho


Neste início de semestre o NAE realiza um bate papo sobre A vida acadêmica e o mercado de trabalho. A atividade contará com a participação de diplomados do Unilasalle, além de alunos com deficiência, que já estão inseridos no mercado, e irão falar de suas experiências acadêmicas e como elas influenciaram suas carreiras.

O bate papo ocorrerá nos dias 27/02 e 07/03, às 17h30min, no Auditório Ir. Arsênio Both.

A partir desta temática, o blog traz dicas pra quem está começando a carreira com base na matéria da Zero Hora deste domingo sobre os desafios do primeiro emprego.

A matéria também aborda a importância do currículo, e sua atualização, na busca do primeiro emprego.


Como atualizar o currículo

1. Currículo online: diferente da versão em papel inclua o máximo de informações relevantes e detalhe as atividades vivenciadas. No online, os recrutadores necessitam de diversas informações para cruzar os critérios disponíveis no sistema de busca de candidatos. Algumas palavras-chave, como trainee, mineração, inglês, podem ser as escolhidas pelo recrutador na hora de identificar o perfil ideal do candidato.

2. Português: revise no mínimo três vezes todo o texto que você inserir no currículo. Erros ortográficos e de digitação prejudicam a impressão que você quer passar ao recrutador.

3. Objetivo profissional: é o campo mais importante, não é aconselhável a frase "a critério da empresa". Pode ser que você transmita a imagem que não sabe o que quer. Tente, então, identificar quais as grandes áreas de atuação que lhe interessam.

4. Trajetória profissional: inclua apenas o que for relevante e que reflita suas aptidões.

5. Atualização: o currículo tem de ser o mais atualizado possível, trazendo cursos, experiências e objetivos. Um currículo atualizado pode gerar mais oportunidades de entrevista.


#Interesses da Galera

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas para volta às aulas

Fevereiro é o mês das compras de material escolar. Antecipe tudo para não passar sufoco em lojas lotadas e com preços absurdos na compra de material.

Não deixe para a última semana, comece cedo

Reserve um tempo para verificar o que você vai precisar para o próximo semestre e onde você vai comprar tudo. Planejar antes é a melhor maneira de evitar a correria de última semana. Veja o que você ainda tem do semestre passado, o que poderá ser reutilizado e o que terá que ser comprado novo.

Lista básica de material acadêmico

·         Lápis
·         Borracha
·         Canetas esferográficas
·         Cadernos ou fichário + folhas
·         Pastas diversas ou com divisórias
·         Clipes de papel
·         Estojo

Fichários X Cadernos

O mais adequado para quem está na faculdade é usar um caderno menor para cada matéria ao invés de um único de 400 folhas, por exemplo, pois isso evita que você carregue peso desnecessário todos os dias. Caso você esteja fazendo mais de quatro disciplinas, um fichário é o mais recomendado.

Transporte

Já agendou a van para levar e buscar você na faculdade? Já começou a pagar? Comece desde já a programar essas coisas. Confira aqui as empresas cadastradas que atuam no segmento de transporte universitário. Caso use ônibus, veja quanto irá gastar por dia e por mês. E caso use carro, calcule os gastos com gasolina + estacionamento. Confira com a Estapar (3032-2893) a tarifa do estacionamento para o semestre. Programe-se!

Organize a papelada

Compre pastas e etiquete-as da seguinte maneira:
·         Provas 2013
·         Trabalhos 2013
·         Xerox 2013
Aproveite e faça uma revisão do material guardado no ano anterior e organize também!

Fique de olho no calendário acadêmico

Pegue o calendário acadêmico e já verifique as datas de provas, entrega de trabalhos e feriados. A programação dos estudos deve começar a partir daí.

Não se atrase

Antes de sair de casa ou do trabalho, acesse o Portal do Aluno e confira a localização das disciplinas em que está matriculado.
Para aqueles que não conseguirem verificar o Portal do Aluno, a instituição conta com totens no Saguão dos Prédios 1 e 15, para consulta das disciplinas e localização.
Outra dica é imprimir a confirmação de matrícula um dia antes das aulas começarem e colar uma em cada caderno, assim você nunca ficará sem saber sua sala de aula.
Chegue, no mínimo, 15 minutos antes do início da sua aula para se localizar e se organizar!

 Se liga Acadêmico!