quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aos 13

O Cine Debate do NAE apresentou o filme “Aos 13”, que teve como convidada para o debate a professora Lúcia Rech Godinho, do curso de Psicologia.
O filme é inspirado em fatos reais da vida de Nikki Reed aos 13 anos de idade e aborda temas intensos como uso de substância psicoativa, agressividade e relações familiares.
A história leva pais e filhos a refletir. Tracy é uma jovem adolescente, estudiosa, que ainda dorme com ursinhos de pelúcia. Vive com a mãe, o padrasto e o irmão. Tem um bom relacionamento familiar, mas o padrasto é um usuário de drogas, em recuperação, que vive entrando e saindo de clínicas de reabilitação.
Tudo começa quando Tracy se sente inferior às colegas mais velhas e populares. Se sente intimidada e atraída com a pressão que os grupinhos exercem. Tracy começa então a se esforçar para se tornar amiga da Evie Zamora, uma garota popular, bonita e arrogante, aquele tipo que parece superior a tudo e a todos. Naquele momento Evie representa para Tracy um modelo que ela quer ser: jovem, moderna e descolada.
O debate trouxe à tona problemas vividos pelos jovens, a pressão das turmas, a necessidade de ser aceito, pertencer a um grupo, necessidade tão vital nessa fase da vida do ser humano que é a adolescência. O filme possibilitou também refletir sobre as relações familiares e a falta de diálogo com os pais, além das escolhas que os jovens são obrigados a fazer cada vez mais cedo, quando ainda não tem maturidade para tal. Fica a dica do filme para quem não assitiu.