Para os amantes dos livros,
uma biblioteca é um verdadeiro paraíso. Para alguns desses apaixonados pelas
palavras e histórias, esses locais guardam muito mais que capas bonitas, contos
interessantes ou informações mais técnicas. Para os mais curiosos, que gostam
de saber das informações que estão além das histórias e teorias expressadas nas
páginas dos acervos, o blog do NAE conversou com a coordenadora da Biblioteca
do Unilasalle, Cristiane Pozzebom. Confira abaixo algumas estatísticas e
curiosidades sobre os serviços oferecidos:
1 – Quem são e quais fontes
de informação buscam os usuários da Biblioteca La Salle?
Os usuários da Biblioteca La
Salle se dividem na maior parte nas seguintes categorias: acadêmicos de
graduação, de pós-graduação especialização, pós-graduação mestrado,
funcionários, estagiários e egressos.
A Biblioteca está
estruturada para atender, basicamente, essas categorias com um acervo multidisciplinar,
sendo que o maior número de usuários são os acadêmicos de graduação. Tais
perfis ainda não estão mapeados, no entanto, a partir de algumas análises,
verificamos que, a média de empréstimo de materiais por ano, dos acadêmicos da
graduação, considerando os 50 que mais utilizam, fica em torno de 20 obras/mês.
Com as mudanças em relação à
disponibilização de informações científicas e não científicas, não podemos nos
restringir como fonte de consulta apenas aos materiais impressos. Atualmente,
temos livros eletrônicos, periódicos eletrônicos, vídeos e outros materiais disponíveis
em catálogos de bibliotecas, repositórios, além de bases de dados.
Com o usuário tendo outras
fontes de informação, a Biblioteca passou a ser um centro de aprendizagem, um
espaço de referência e de estudo. Os materiais impressos continuam a existir e,
por muito tempo, continuarão. Entretanto, o papel da Biblioteca passa a ser
orientador para as demais fontes de informação e, sobretudo, indicando quais
fontes são confiáveis para serem utilizadas.
2 - A Biblioteca tem
estatística dos alunos que buscam livros e os que buscam material na internet?
A Biblioteca acompanha os
resultados de vários serviços oferecidos, como por exemplo: empréstimo,
educação de usuários, orientação das normas da ABNT, atendimento on-line, entre
outros. Alguns dados do mês de março:
Número de empréstimos e Renovações
Modalidade
|
Março 2013
|
Empréstimos
|
1.109
|
Renovações
|
2.488
|
Fonte: Pergamum, 2013.
Atendimento
virtual de referência
Live Zilla
|
Março 2013
|
On-line
|
14
|
Off-line
|
14
|
Total
|
28
|
Fonte: Estatística, 2013
3- Na sua opinião, existe diferença entre conhecimento e
informação?
Informação e conhecimento
não são sinônimos e têm significados diferentes. A informação é formada por
fatos, dados, mensagens acerca de algo ou alguém. O conhecimento se dá quando pensamos
e refletimos diante de um fato, ou seja, quando usamos a razão e vamos além da
informação. O conhecimento se concretiza quando há sentido e entendimento da
informação. A informação isolada não tem significado, mas analisada e comparada
com outras informações, transforma-se em conhecimento e, quando processada e avaliada
(atitudes, valores e juízo moral), transforma-se em saber. A seguir, uma
ilustração que apresenta essas diferenças.
Portanto, quando vamos à Biblioteca,
estamos procurando informação sobre algo a ser solucionado. De posse dessa
informação vamos ler, entender e fazer conexões com outras informações
aprendidas e então transformamos em conhecimento.
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