quinta-feira, 25 de abril de 2013

E você, já foi na Biblioteca hoje?


Para os amantes dos livros, uma biblioteca é um verdadeiro paraíso. Para alguns desses apaixonados pelas palavras e histórias, esses locais guardam muito mais que capas bonitas, contos interessantes ou informações mais técnicas. Para os mais curiosos, que gostam de saber das informações que estão além das histórias e teorias expressadas nas páginas dos acervos, o blog do NAE conversou com a coordenadora da Biblioteca do Unilasalle, Cristiane Pozzebom. Confira abaixo algumas estatísticas e curiosidades sobre os serviços oferecidos:

1 – Quem são e quais fontes de informação buscam os usuários da Biblioteca La Salle?

Os usuários da Biblioteca La Salle se dividem na maior parte nas seguintes categorias: acadêmicos de graduação, de pós-graduação especialização, pós-graduação mestrado, funcionários, estagiários e egressos.
A Biblioteca está estruturada para atender, basicamente, essas categorias com um acervo multidisciplinar, sendo que o maior número de usuários são os acadêmicos de graduação. Tais perfis ainda não estão mapeados, no entanto, a partir de algumas análises, verificamos que, a média de empréstimo de materiais por ano, dos acadêmicos da graduação, considerando os 50 que mais utilizam, fica em torno de 20 obras/mês.
Com as mudanças em relação à disponibilização de informações científicas e não científicas, não podemos nos restringir como fonte de consulta apenas aos materiais impressos. Atualmente, temos livros eletrônicos, periódicos eletrônicos, vídeos e outros materiais disponíveis em catálogos de bibliotecas, repositórios, além de bases de dados.
Com o usuário tendo outras fontes de informação, a Biblioteca passou a ser um centro de aprendizagem, um espaço de referência e de estudo. Os materiais impressos continuam a existir e, por muito tempo, continuarão. Entretanto, o papel da Biblioteca passa a ser orientador para as demais fontes de informação e, sobretudo, indicando quais fontes são confiáveis para serem utilizadas.

2 - A Biblioteca tem estatística dos alunos que buscam livros e os que buscam material na internet?

A Biblioteca acompanha os resultados de vários serviços oferecidos, como por exemplo: empréstimo, educação de usuários, orientação das normas da ABNT, atendimento on-line, entre outros. Alguns dados do mês de março:

Número de empréstimos e Renovações
Modalidade
Março 2013
Empréstimos
1.109
Renovações
2.488
Fonte: Pergamum, 2013.

Atendimento virtual de referência

Live Zilla
Março 2013
On-line
14
Off-line
14
Total
28
Fonte: Estatística, 2013

3- Na sua opinião, existe diferença entre conhecimento e informação?

Informação e conhecimento não são sinônimos e têm significados diferentes. A informação é formada por fatos, dados, mensagens acerca de algo ou alguém. O conhecimento se dá quando pensamos e refletimos diante de um fato, ou seja, quando usamos a razão e vamos além da informação. O conhecimento se concretiza quando há sentido e entendimento da informação. A informação isolada não tem significado, mas analisada e comparada com outras informações, transforma-se em conhecimento e, quando processada e avaliada (atitudes, valores e juízo moral), transforma-se em saber. A seguir, uma ilustração que apresenta essas diferenças.
 



Portanto, quando vamos à Biblioteca, estamos procurando informação sobre algo a ser solucionado. De posse dessa informação vamos ler, entender e fazer conexões com outras informações aprendidas e então transformamos em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário