sexta-feira, 21 de junho de 2013

Três perguntas para Cleber Gibbon Ratto



Confira a segunda resposta sobre o tema Tecnologias e Educação:

2 - É possível diferenciar informação e conhecimento?

Há uma diferença muito grande! Informação não se transforma "naturalmente" em conhecimento. Para que informações sejam transformadas em conhecimento é necessário que elas façam algum sentido na nossa vida. Vivemos numa realidade onde há uma quantidade enorme de informações. Somos bombardeados por elas a todo instante e por diferentes meios, mas isso não garante que sejamos uma sociedade do conhecimento. Informação se transforma em conhecimento apenas quando ela nos toca, nos afeta, quando provoca alguma transformação na nossa vida. Todos sabem que muitas informações chegam até nós sem ter qualquer importância ou impacto sobre nossos modos de ver as coisas, de pensar e de ser no mundo. Às vezes, inclusive, o excesso de informações nos impede de efetivamente construirmos conhecimento. Um exemplo bem claro disso é o modo como a navegação compulsiva nas redes sociais nos faz muitas vezes sentir vazios, como se estivéssemos "muito informados" de tudo, mas não tendo "vivido de fato" coisa alguma. Cada um precisa fazer a gestão do uso das tecnologias em sua vida para que não seja refém delas, apenas repetindo condutas-clichês, aquilo que todo mundo faz ou pensa, mas sem mesmo saber por que ou qual sentido aquilo faz na sua vida. Construir conhecimento é bem mais que consumir informação!!! Para construir conhecimentos precisamos saber selecionar o que realmente importa, o que é significativo, aquilo que pode transformar nossos modos de ver, ouvir, sentir, pensar, conviver... e isso sim é conhecer! Daí a grande importância que continua tendo o professor como um "parceiro" na aventura de realmente conhecermos as coisas e não apenas estarmos informados sobre elas.

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