Confira a segunda resposta sobre o tema
Tecnologias e Educação:
2 - É possível diferenciar informação e
conhecimento?
Há uma diferença muito grande! Informação não se
transforma "naturalmente" em conhecimento. Para que informações sejam
transformadas em conhecimento é necessário que elas façam algum sentido na
nossa vida. Vivemos numa realidade onde há uma quantidade enorme de
informações. Somos bombardeados por elas a todo instante e por diferentes
meios, mas isso não garante que sejamos uma sociedade do conhecimento.
Informação se transforma em conhecimento apenas quando ela nos toca, nos afeta,
quando provoca alguma transformação na nossa vida. Todos sabem que muitas
informações chegam até nós sem ter qualquer importância ou impacto sobre nossos
modos de ver as coisas, de pensar e de ser no mundo. Às vezes, inclusive, o
excesso de informações nos impede de efetivamente construirmos conhecimento. Um
exemplo bem claro disso é o modo como a navegação compulsiva nas redes sociais
nos faz muitas vezes sentir vazios, como se estivéssemos "muito
informados" de tudo, mas não tendo "vivido de fato" coisa
alguma. Cada um precisa fazer a gestão do uso das tecnologias em sua vida para
que não seja refém delas, apenas repetindo condutas-clichês, aquilo que todo
mundo faz ou pensa, mas sem mesmo saber por que ou qual sentido aquilo faz na
sua vida. Construir conhecimento é bem mais que consumir informação!!! Para
construir conhecimentos precisamos saber selecionar o que realmente importa, o
que é significativo, aquilo que pode transformar nossos modos de ver, ouvir,
sentir, pensar, conviver... e isso sim é conhecer! Daí a grande importância que
continua tendo o professor como um "parceiro" na aventura de realmente
conhecermos as coisas e não apenas estarmos informados sobre elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário