O NAE sempre esteve
interessado em descobrir como cada aluno aprende e como este aprendizado vai
refletir no mercado de trabalho.
Para isso buscamos
entrevistar alunos e professores para que nos contem como estão acompanhando o
mercado e suas ideias de empreendedorismo.
A partir desta semana, o
NAE traz uma série de entrevistas sobre o tema do empreendedorismo.
Mas quem é o
empreendedor?
Empreendedor é o
profissional que começa uma empresa ou uma organização. Muitas pessoas como,
por exemplo, Mark Zuckerberg,
do Facebook, ficaram famosas por inovar em seus setores e não ficaram
aguardando pelo mercado formal.
Criar, no aluno o desejo de descobrir que
ele pode ser um empreendedor, é o foco destas entrevistas.
O NAE conversou com o professor Fabrício Augusto Kipper, coordenador dos cursos de Design Gráfico e de Produto, sobre a 1ª Maratona de Design Midea Carrier/Unilasalle.
Trata-se de uma nova proposta de
aprendizagem que une situações práticas e de aplicações teóricas movimentou os
cursos Tecnólogos em Design do Unilasalle, na madrugada do 14 para o dia 15 de
junho, no Centro Universitário.
Durante 12h, acadêmicos
de diferentes estágios dos cursos, divididos em grupos, foram
desafiados a criar um aquecedor com características inovadoras no que compete à
área do design, estando de acordo com os princípios relacionados pela empresa Midea Carrier, sendo algo durável,
intuitivo, inteligente, seguro e confiável, apoiados no principal objetivo:
gerando novos conceitos.
Confira a entrevista e boa leitura!
Como surgiu a idéia da 1ª Maratona de Design Midea
Carrier/ Unilasalle?
A ideia da 1ª Maratona surgiu a partir de uma
reunião dos professores no início de 2012, onde foram discutidas formas de
integrar os alunos dos cursos Tecnólogos de Design Gráfico e de Produto. Já ocorrem
eventos sociais dos cursos, como o tradicional Salchipão do Design, entretanto, nestas atividades o
foco é somente a confraternização. Desejávamos uma atividade onde os alunos
pudessem vivenciar uma situação real de trabalho, mas que, ao mesmo tempo,
tivesse algo de novo. Fomos buscar referências de atividades com este foco, e
encontramos algumas, como a Ponte de Espaguete (http://www.youtube.com/watch?v=ymVulT2r9Ng) no curso de Engenharia Civil, onde os alunos são
desafiados a construir uma ponte utilizando massa espaguete e nos Cursos de
Comunicação Social, através do Madrugadão
da Criação, onde os alunos devem
criar peças publicitárias durante a madrugada. Pensamos então: por que não
fazer uma atividade de virar a madrugada envolvendo alunos de design? No dia a
dia da profissão muitas vezes isto ocorre. Após surgir a ideia a tarefa era
achar um parceiro! Apresentamos a proposta a Midea Carrier que prontamente
aceitou e foi um parceiro fundamental para a realização da atividade.
Em sua opinião, de que maneira eventos como este
podem contribuir para desenvolver o espírito empreendedor do acadêmico?
Atividades como estas ajudam o aluno a desenvolver
o senso critico, a criatividade, e a liderança. E um ponto central durante
a maratona foi o desenvolvimento de liderança! O tempo é curto, logo é
necessário planejar muito bem o andamento do projeto. Porém a atividade exigia
inovação e criatividade e, para conseguir alcançar os objetivos, os alunos
buscaram todos os tipos de soluções. Quando um grupo não tinha pessoas tão
habilidosas no desenho, os grupos buscaram outra forma de apresentar suas
ideias. E esta é uma das características
de pessoas empreendedoras: não se conformam com a situação atual e buscam a
solução. Não esperam a resposta dos outros, criam suas próprias maneiras de dar
a resposta. Este espírito esteve presente em cada aluno.
O que fica de aprendizado deste evento inovador?
São diversos os aprendizados que um aluno tem ao
participar da maratona.
O primeiro é desenvolver o trabalho em equipe:
Trabalhar em uma equipe com amigos quase sempre é muito tranquilo, porém esta
não é uma realidade do mercado. Como sempre digo "quando procuramos
emprego, a empresa contrata você, e não você e seus amigos" O aluno deverá
ingressar neste novo ambiente e aprender a trabalhar nele. E este foi o ponto
chave na maratona: as equipes eram totalmente diversificadas.
O segundo aprendizado é aprender a trabalhar com
pouca informação dada pelo cliente. Um aluno ao querer tirar uma dúvida com o
cliente o mesmo responde: "Eu não tenho esta resposta, por isto que estou
aqui te contratando para o serviço." Esta postura do cliente fez o aluno
virar a madrugada pesquisando e tentando achar a melhor solução.
O terceiro aprendizado é o aluno poder apresentar
seu projeto e ter um feedback de
diretores e designers da Midea Carrier, uma das maiores empresas do mundo na
produção de eletrodomésticos.
O quarto aprendizado é o aluno conseguir fazer a
aplicação do conteúdo que aprende em sala de aula que, talvez, nem sempre num
primeiro momento tenha um sentido tão grande, mas que quando foi necessário,
viu que realmente se faz necessário.
Mas o aprendizado não foi só para os alunos. Nós
professores aprendemos muito! Posso dizer que ficamos entusiasmados com o
empenho dos alunos durante o evento! E isto mostra que ao propor formas
diferentes de ensinar o engajamento do aluno pode ser potencializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário