segunda-feira, 1 de julho de 2013

Empreendedorismo e mercado de trabalho

O NAE sempre esteve interessado em descobrir como cada aluno aprende e como este aprendizado vai refletir no mercado de trabalho.
Para isso buscamos entrevistar alunos e professores para que nos contem como estão acompanhando o mercado e suas ideias de empreendedorismo.
A partir desta semana, o NAE traz uma série de entrevistas sobre o tema do empreendedorismo.
Mas quem é o empreendedor?
Empreendedor é o profissional que começa uma empresa ou uma organização. Muitas pessoas como, por exemplo, Mark Zuckerberg, do Facebook, ficaram famosas por inovar em seus setores e não ficaram aguardando pelo mercado formal.
Criar, no aluno o desejo de descobrir que ele pode ser um empreendedor, é o foco destas entrevistas.
O NAE conversou com o professor Fabrício Augusto Kipper, coordenador dos cursos de Design Gráfico e de Produto, sobre a 1ª Maratona de Design Midea Carrier/Unilasalle.
Trata-se de uma nova proposta de aprendizagem que une situações práticas e de aplicações teóricas movimentou os cursos Tecnólogos em Design do Unilasalle, na madrugada do 14 para o dia 15 de junho, no Centro Universitário.
Durante 12h, acadêmicos de diferentes estágios dos cursos, divididos em grupos, foram desafiados a criar um aquecedor com características inovadoras no que compete à área do design, estando de acordo com os princípios relacionados pela empresa Midea Carrier, sendo algo durável, intuitivo, inteligente, seguro e confiável, apoiados no principal objetivo: gerando novos conceitos.
Confira a entrevista e boa leitura!

Como surgiu a idéia da 1ª Maratona de Design Midea Carrier/ Unilasalle?
A ideia da 1ª Maratona surgiu a partir de uma reunião dos professores no início de 2012, onde foram discutidas formas de integrar os alunos dos cursos Tecnólogos de Design Gráfico e de Produto. Já ocorrem eventos sociais dos cursos, como o tradicional Salchipão do Design, entretanto, nestas atividades o foco é somente a confraternização. Desejávamos uma atividade onde os alunos pudessem vivenciar uma situação real de trabalho, mas que, ao mesmo tempo, tivesse algo de novo. Fomos buscar referências de atividades com este foco, e encontramos algumas, como a Ponte de Espaguete (http://www.youtube.com/watch?v=ymVulT2r9Ng) no curso de Engenharia Civil, onde os alunos são desafiados a construir uma ponte utilizando massa espaguete e nos Cursos de Comunicação Social, através do Madrugadão da Criação, onde os alunos devem criar peças publicitárias durante a madrugada. Pensamos então: por que não fazer uma atividade de virar a madrugada envolvendo alunos de design? No dia a dia da profissão muitas vezes isto ocorre. Após surgir a ideia a tarefa era achar um parceiro! Apresentamos a proposta a Midea Carrier que prontamente aceitou e foi um parceiro fundamental para a realização da atividade.

Em sua opinião, de que maneira eventos como este podem contribuir para desenvolver o espírito empreendedor do acadêmico?
Atividades como estas ajudam o aluno a desenvolver o senso critico, a criatividade, e a liderança. E um ponto central durante a maratona foi o desenvolvimento de liderança! O tempo é curto, logo é necessário planejar muito bem o andamento do projeto. Porém a atividade exigia inovação e criatividade e, para conseguir alcançar os objetivos, os alunos buscaram todos os tipos de soluções. Quando um grupo não tinha pessoas tão habilidosas no desenho, os grupos buscaram outra forma de apresentar suas ideias. E esta é uma das características de pessoas empreendedoras: não se conformam com a situação atual e buscam a solução. Não esperam a resposta dos outros, criam suas próprias maneiras de dar a resposta. Este espírito esteve presente em cada aluno.

O que fica de aprendizado deste evento inovador?
São diversos os aprendizados que um aluno tem ao participar da maratona.
O primeiro é desenvolver o trabalho em equipe: Trabalhar em uma equipe com amigos quase sempre é muito tranquilo, porém esta não é uma realidade do mercado. Como sempre digo "quando procuramos emprego, a empresa contrata você, e não você e seus amigos" O aluno deverá ingressar neste novo ambiente e aprender a trabalhar nele. E este foi o ponto chave na maratona: as equipes eram totalmente diversificadas.
O segundo aprendizado é aprender a trabalhar com pouca informação dada pelo cliente. Um aluno ao querer tirar uma dúvida com o cliente o mesmo responde: "Eu não tenho esta resposta, por isto que estou aqui te contratando para o serviço." Esta postura do cliente fez o aluno virar a madrugada pesquisando e tentando achar a melhor solução.
O terceiro aprendizado é o aluno poder apresentar seu projeto e ter um feedback de diretores e designers da Midea Carrier, uma das maiores empresas do mundo na produção de eletrodomésticos.
O quarto aprendizado é o aluno conseguir fazer a aplicação do conteúdo que aprende em sala de aula que, talvez, nem sempre num primeiro momento tenha um sentido tão grande, mas que quando foi necessário, viu que realmente se faz necessário.
Mas o aprendizado não foi só para os alunos. Nós professores aprendemos muito! Posso dizer que ficamos entusiasmados com o empenho dos alunos durante o evento! E isto mostra que ao propor formas diferentes de ensinar o engajamento do aluno pode ser potencializado.