Acompanhando o mercado e suas ideias de
empreendedorismo, o NAE traz uma entrevista com Gilnei
Schemes, graduado em Administração
de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela PUCRS e especialista em
Marketing pela UFRGS. Falando sobre sua trajetória profissional, Gilnei nos dá
um exemplo de empreendedorismo e os desafios daqueles que decidem abrir o seu
próprio negócio.
Acompanhe a seguir o bate papo!
1 - Como você escolheu a sua
profissão? Foi a sua primeira graduação?
Escolhi
minha profissão em função do interesse desde cedo por tecnologia, linguagens de
programação, sistemas e acabei encontrando um curso onde consegui juntar o
conhecimento técnico com a Administração de Empresas, que sempre foi uma área
de muito interesse e curiosidade da minha parte. Assim minha primeira graduação
foi o curso de Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas.
2
- Conte um pouco as sua trajetória acadêmica e a sua inserção no mercado de
trabalho.
O
curso acadêmico que escolhi, desde o primeiro semestre, possibilitou-me a
oportunidade de equilibrar disciplinas técnicas com administrativas. No terceiro
semestre comecei meu primeiro estágio, para buscar uma aplicação prática do
conhecimento alinhado com a rotina empresarial, o que foi fundamental na minha
formação. Não foi difícil conseguir o primeiro emprego na área, após um ano de
estágio, já que o mercado de Tecnologia da Informação vem se mostrando aquecido
há muito anos. Esta oportunidade surgiu em outra empresa, iniciei como
programador de software e depois passando para analista de sistemas, onde pude
construir a base da minha experiência profissional, realizando cursos técnicos
e de gestão, que impulsionaram minha evolução pessoal e profissional.
3
- Esperava trabalhar em algo inovador na sua área? Como surgiu esta idéia?
Com
o tempo comecei a pesquisar formas de conquistar uma remuneração variável onde
eu não ficasse limitado a um salário e aí veio a ideia de empreender num
negócio próprio. A primeira experiência como empreendedor foi fora da minha
área de formação e serviu como aprendizado para que eu pudesse descobrir um
novo formato desafiador de trabalho. Ainda com a primeira empresa aberta,
comecei a participar de projetos de consultoria dentro da minha área de
formação, onde encontrei uma fonte muito grande de aprendizado a cada trabalho
executado e com uma remuneração gerada pela soma dos projetos em andamento.
Neste caso trabalhar mais é diretamente proporcional a ganhar mais, no início
não é fácil, pois nem sempre existe uma continuidade e quantidade mínima de
projetos de consultoria, mas com o tempo vamos vislumbrando outras
oportunidades. O importante para mim neste período foi perceber o quanto é
necessário manter o espírito de empreendedor, seja como colaborador dentro de
uma empresa ou como consultor atuando de forma temporária. Nos dois casos é necessário
empreender, inovar, ter os olhos do dono para tratar os projetos e alavancar
seu crescimento, senão corre-se o risco da estagnação e baixa agregação de
valor no dia a dia da organização. Atualmente trabalho para uma consultoria de
Porto Alegre como consultor de BPM (Business Process Management) e Governança
de TI. Trabalho para alguns clientes como: Paquetá Calçados Ltda, Goldsztein
Cyrela, Bebidas Fruki. Também desenvolvi um sistema que virou software de
mercado rodando na nuvem para Assessorias de Crédito Imobiliário. Assim minha
renda é formada parte pela consultoria, parte pelos serviços de software e
continuo procurando novas oportunidades para agregar outros ingredientes neste
bolo, que pode ter várias camadas.
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