segunda-feira, 15 de julho de 2013

Empreendedorismo e criatividade


Acompanhando o mercado e suas ideias de empreendedorismo, o NAE traz uma entrevista com Gilnei Schemes, graduado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela PUCRS e especialista em Marketing pela UFRGS. Falando sobre sua trajetória profissional, Gilnei nos dá um exemplo de empreendedorismo e os desafios daqueles que decidem abrir o seu próprio negócio.

Acompanhe a seguir o bate papo!

1 - Como você escolheu a sua profissão? Foi a sua primeira graduação?
Escolhi minha profissão em função do interesse desde cedo por tecnologia, linguagens de programação, sistemas e acabei encontrando um curso onde consegui juntar o conhecimento técnico com a Administração de Empresas, que sempre foi uma área de muito interesse e curiosidade da minha parte. Assim minha primeira graduação foi o curso de Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas.

 2 - Conte um pouco as sua trajetória acadêmica e a sua inserção no mercado de trabalho.
O curso acadêmico que escolhi, desde o primeiro semestre, possibilitou-me a oportunidade de equilibrar disciplinas técnicas com administrativas. No terceiro semestre comecei meu primeiro estágio, para buscar uma aplicação prática do conhecimento alinhado com a rotina empresarial, o que foi fundamental na minha formação. Não foi difícil conseguir o primeiro emprego na área, após um ano de estágio, já que o mercado de Tecnologia da Informação vem se mostrando aquecido há muito anos. Esta oportunidade surgiu em outra empresa, iniciei como programador de software e depois passando para analista de sistemas, onde pude construir a base da minha experiência profissional, realizando cursos técnicos e de gestão, que impulsionaram minha evolução pessoal e profissional.



 3 - Esperava trabalhar em algo inovador na sua área? Como surgiu esta idéia?
Com o tempo comecei a pesquisar formas de conquistar uma remuneração variável onde eu não ficasse limitado a um salário e aí veio a ideia de empreender num negócio próprio. A primeira experiência como empreendedor foi fora da minha área de formação e serviu como aprendizado para que eu pudesse descobrir um novo formato desafiador de trabalho. Ainda com a primeira empresa aberta, comecei a  participar de projetos de consultoria dentro da minha área de formação, onde encontrei uma fonte muito grande de aprendizado a cada trabalho executado e com uma remuneração gerada pela soma dos projetos em andamento. Neste caso trabalhar mais é diretamente proporcional a ganhar mais, no início não é fácil, pois nem sempre existe uma continuidade e quantidade mínima de projetos de consultoria, mas com o tempo vamos vislumbrando outras oportunidades. O importante para mim neste período foi perceber o quanto é necessário manter o espírito de empreendedor, seja como colaborador dentro de uma empresa ou como consultor atuando de forma temporária. Nos dois casos é necessário empreender, inovar, ter os olhos do dono para tratar os projetos e alavancar seu crescimento, senão corre-se o risco da estagnação e baixa agregação de valor no dia a dia da organização. Atualmente trabalho para uma consultoria de Porto Alegre como consultor de BPM (Business Process Management) e Governança de TI. Trabalho para alguns clientes como: Paquetá Calçados Ltda, Goldsztein Cyrela, Bebidas Fruki. Também desenvolvi um sistema que virou software de mercado rodando na nuvem para Assessorias de Crédito Imobiliário. Assim minha renda é formada parte pela consultoria, parte pelos serviços de software e continuo procurando novas oportunidades para agregar outros ingredientes neste bolo, que pode ter várias camadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário