terça-feira, 30 de julho de 2013

Os mitos sobre a surdez: a diferença entre o imaginário e o real

Durante as férias os professores não param. E, pensando na capacitação e evolução de nossos docentes, o Unilasalle promoveu, na última semana, a Formação Continuada, a fim de abordar assuntos relacionados à sala de aula. Através de oficinas, os professores puderam discutir diversos assuntos comuns do cotidiano, como as tendências e as perspectivas do aluno surdo.
Dentro dessa oficina, os professores participaram de um “telefone sem fio em LIBRAS”, trabalhando a perspectiva dos surdos, a fim de propiciar àqueles que se relacionam com a pessoa surda – seja no processo educacional como em atendimento – acesso à capacitação do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, melhorando a comunicação e, consequentemente, garantindo melhor qualidade de vida a este sujeito.
Confira a entrevista que o NAE realizou com as intérpretes de LIBRAS que atuam na instituição:

O que é a língua de sinais?
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) sofreu influência da Língua Francesa de Sinais, em virtude da vinda do francês Huet, que fundou o Instituto dos Surdos-mudos no Rio de Janeiro em 1857, hoje conhecido como INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos).
A LIBRAS expressa sentimentos, emoções, inclusive ideias abstratas. Esta língua de sinais é tão complexa quanto outras línguas. É uma língua que possui estrutura gramatical e o mesmo estatuto lingüístico das línguas faladas.

A LIBRAS é universal?
A LIBRAS não é universal, é diferente em todos os países. Por ser uma língua, tal qual o inglês, francês e outras tantas línguas faladas, as línguas de sinais possuem suas especificidades lingüísticas. Dentro deste parâmetro, assim como o português, que possui vários dialetos regionais, com a LIBRAS não é diferente. Encontram-se variações em aspectos como:
• Configuração de mãos: são formas das mãos que podem fazer parte da datilologia ou não, na maioria das vezes (pelos destros) utiliza-se a mão direita, quando canhoto, a mão esquerda e dependendo do sinal poderá utilizar as duas mãos;
• Ponto de articulação: é o lugar onde a mão configurada é posicionada, podendo ser o espaço neutro, ou alguma parte do corpo;
• Expressão facial e/ou corporal: as expressões faciais e corporais são de fundamental importância para o entendimento do sinal. Correspondente, na língua oral, à entonação de voz;
• Orientação/direção: os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros já mencionados. Os mesmos estão relacionados à palma da mão.
• Movimento: o sinal pode ou não apresentar movimento.

Todo surdo é mudo?
Não.  Os surdos não são mudos. O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é outra deficiência, sem conexão com a surdez.

A língua de sinais tem alguma relação com a comunicação gestual espontânea dos ouvintes?
Não, assim como dito anteriormente, a LIBRAS possui estrutura gramatical própria.
Entretanto, para os ouvintes que não dominam esta língua, podem usar de todos os artifícios para obter uma comunicação total.

Todo surdo é deficiente auditivo (DA)?
É considerado surdo todo o individuo cuja audição não é funcional no dia a dia. É considerado deficiente auditivo (DA), aquele que parcialmente tem a capacidade de ouvir, ainda que deficiente, e funcional com ou sem prótese auditiva.

Um comentário:

1. Este post está ótimo... é muito importante que a cultura surda seja difundida!

Parabéns!